quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

23 de janeiro - Dia Mundial da Liberdade

A  liberdade é um direito de todos os seres humanos. Ela permite a cada um atuar de acordo com a sua consciência e fazer escolhas sem que nada o possa impedir. No entanto este direito  deve exercer-se sempre dentro daquilo que a lei permite e sem prejuízo dos outros ou sem limitar a liberdade de qualquer ser humano.

Esta data, 23 de janeiro, foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO e tem como base o artigo nº1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz que  “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” e o  Artigo 2.º que refere : “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”

No entanto, existem imensos lugares do mundo onde as liberdades individuais não são respeitadas e onde a prisão e a tortura continuam a cercear essas mesmas liberdades. Cabe-nos, portanto, sermos fortes defensores destes direitos, marcar uma posição firme a favor da defesa da Liberdade que é uma prioridade e um dos direitos básicos do ser humano. Sem nunca  esquecer  que Liberdade implica sempre Responsabilidade.


Sem comentários: